Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

André Ventura é testemunha de acusação no caso dos Vistos Gold

O candidato à Câmara de Loures será ouvido em tribunal na próxima quarta-feira, já depois das autárquicas. Na data dos factos sobre os quais vai agora testemunhar era inspector do Fisco, escreve o Público na sua edição desta sexta-feira, 29 de Setembro.

Pedro Ferreira
Negócios jng@negocios.pt 29 de Setembro de 2017 às 09:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

André Ventura, que antes de se lançar na política, era inspector das Finanças, será uma das testemunhas de acusação a ser ouvida no âmbito do julgamento do chamado caso dos vistos gold, em que um dos arguidos é o ex-ministro do PDS Miguel Macedo. A audição decorrerá já depois das eleições e de André Ventura ter sido eleito para o executivo da câmara municipal de Loures (as sondagens antecipam-lhe um terceiro luga na corrida para a câmara, atrás de Bernardino Soares, da CDU, e da socialista Sónia Paixão).

Segundo a edição desta sexta-feira, 29 de Setembro, do jornal Público, foi na qualidade de inspector tributário estagiário que em 2014 André Ventura analisou um caso que, posteriormente, viria a ser investigado no âmbito do processo dos Vistos gold. Tratava-se do negócio do tratamento em Portugal de feridos de guerra líbios, em que eram protagonistas um amigo de Miguel Macedo e Paulo Lalanda de Castro, à data patrão de José Sócrates, concretiza o Público.

Estava em causa uma eventual isenção de IVA à empresa envolvida e Paulo Núncio, então secretário de Estado dos Assuntos Fiscais , afirmou recentemente em tribunal ter recebido representantes da empresa a pedido de Miguel Macedo, precidamente para discutir essa questão do IVA.

André Ventura foi um dos técnicos que teve de se pronunciar sobre a questão. Em declarações ao Público diz agora não se recordar bem da situação e de qual terá siso a posição que então defendeu – isentar ou não de IVA a empresa em causa. A AT, recorde-se, acabaria por decidir pela isenção. 

Ver comentários
Saber mais André Ventura Sónia Paixão Bernardino Soares Miguel Macedo Paulo Lalanda de Castro Paulo Núncio José Sócrates justiça Vistos Gold
Mais lidas
Outras Notícias