pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Aprovado diploma que permite ao Governo decretar máscara na rua sem passar pela AR

Foi aprovado o diploma que permite que o Governo decrete o uso de máscara na rua sem ser necessário passar pela aprovação da Assembleia da República.

assembleia da república AR parlamento
assembleia da república AR parlamento Mário Cruz
26 de Novembro de 2021 às 13:24

O Parlamento deu luz verde esta sexta-feira ao projeto do PS, que permite que o Governo decrete o uso de máscara na rua sem ser necessário passar por votação na Assembleia. 

Este diploma contou com o voto a favor do PS e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues, recebendo a oposição do Chega e Iniciativa Liberal. Os restantes partidos e deputados abstiveram-se nesta votação. 

O diploma do PS prevê um "regime transitório de obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos", cuja necessidade será decidida pelo Governo.

"Se a medida se afigurar necessária, adequada e proporcional à prevenção, contenção ou mitigação de infeção epidemiológica por covid-19, o Governo pode, através da Resolução do Conselho de Ministros que declare uma situação de alerta, contingência ou calamidade, determinar a obrigatoriedade do uso de máscara por pessoas com idade a partir dos 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável", refere o diploma.

Quanto às condições que determinam essa necessidade, o projeto-lei refere apenas que será "aferida a partir dos dados relativos à evolução da pandemia, designadamente com base no aumento do número de infeções e no índice de transmissibilidade da doença", sem quantificar.

Foi adicionado ao projeto esta sexta-feira, já no final do debate, um artigo que define a cessação da vigência desta iniciativa a 1 de março de 2022.

Outro projeto de lei do PS, que "alarga até 30 de junho de 2022 o prazo para a realização por meios de comunicação à distância das reuniões dos órgãos das autarquias locais e das entidades intermunicipais" viu também 'luz verde' com abstenções do BE, PCP, PEV e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, e votos favoráveis dos restantes.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio