Economia Aveiro produz espuma para isolamento térmico com restos de rolhas

Aveiro produz espuma para isolamento térmico com restos de rolhas

Um grupo de investigadores universitários utilizou cortiça desperdiçada pela indústria para desenvolver um novo produto com impressão 3D, que também pode ser aplicado na absorção de vibrações ou energia sonora.
Aveiro produz espuma para isolamento térmico com restos de rolhas
Amostras de espumas 3D desenvolvidas com base na cortiça.
UA
António Larguesa 14 de outubro de 2019 às 16:01

Usando as sobras do fabrico de rolhas, a Universidade de Aveiro conseguiu produzir espumas para serem utilizadas como isolantes térmicos. Além de promover a economia circular, reaproveitando esta matéria-prima de origem nacional, outro "feito" assinalado é o fabrico através da impressão 3D.

 

"Sendo a cortiça um material isolante, a sua utilização na produção de espumas 3D de poliuretano [polímero utilizado na produção de vários materiais plásticos] tem a vantagem de ajudar no isolamento, obtendo-se valores de isolamento térmico idênticos às espumas convencionais", salientou Nuno Gama, responsável por este projeto com origem no departamento de Química, que envolveu também Artur Ferreira e Ana Barros-Timmons, do CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro.

 

Numa nota à imprensa divulgada esta segunda-feira, 14 de outubro, a academia aveirense sublinha que em termos de aproveitamento comercial, pelo "aumento da flexibilidade que a cortiça proporcionou", além do isolamento térmico, este material também poderá vir a ser aplicado, por exemplo, na absorção de vibrações ou energia sonora.

 

Por outro lado, a produção em 3D é mais cara e morosa do que a convencional, mas permite a dispensa dos protótipos e peças personalizadas. O custo atual ainda inviabiliza a produção de painéis para habitações, mas os investigadores acreditam que "a diminuição dos custos associados à técnica poderá tornar viável a utilização destes materiais no isolamento de produtos com elevado valor acrescentado".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI