Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Concurso para dirigentes públicos é “uma das alterações estruturais mais importantes”

Passos Coelho considera que os concursos públicos e a Comissão de Recrutamento que foi criada para avaliar os dirigentes públicos são as principais medidas que introduziu na Administração Pública.

Reuters
Bruno Simões brunosimoes@negocios.pt 09 de Outubro de 2013 às 23:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

O primeiro-ministro foi questionado por uma funcionária pública sobre o baixo reconhecimento do mérito no Estado. Passos Coelho respondeu que a “reforma da Administração Pública e do Estado tem vindo a ser empreendida de forma que tem nexo, quisemos valorizar os dirigentes do Estado”. “Por isso passámos a fazer concursos públicos para todos os directores gerais e sub-directores, há uma comissão independente que faz esses concursos e que os selecciona”, destacou.

 

“Esta é uma das alterações estruturais mais importantes para a Administração Pública” e para os funcionários públicos, “que estão fartos de se verem dirigidos por pessoas escolhidas em termos partidários que não têm capacidade” para o fazer. Passos Coelho manifestou ainda a expectativa de que até final do ano “teremos a capacidade de termos todos os dirigentes escolhidos em função do mérito”.

 

Sobre as fusões de institutos, Passos Coelho recordou que se optou por fazer fusões em unidades que poderiam trabalhar juntas, ou por fazê-los reverter às direcções-gerais que lhes haviam dado origem. No caso específico do Instituto da Droga e da Toxicodependência, “entendeu-se que não se justificava que existisse um instituto público”.

Ver comentários
Saber mais Passos Coelho dirigentes administração pública
Mais lidas
Outras Notícias