Confiança dos consumidores europeus em máximos de dois anos
O índice de confiança dos consumidores na zona euro subiu em Agosto para o seu nível mais elevado em dois anos.
O índice que mede a confiança dos consumidores e executivos nos 16 países da zona euro registou, no mês passado, uma subida para 101,8, de 101,1 pontos em Julho, de acordo com um comunicado da Comissão Europeia.
A subida revelou-se acima das estimativas de 28 economistas consultados pela Bloomberg e que esperavam um crescimento para 101,6 pontos.
Este é o nível mais elevado desde Março de 2008. A confiança dos produtores manteve-se nos -4 pontos e a confiança dos construtores nos -29 pontos. A confiança no sector da indústria e dos serviços aumentou de 6 para 7 pontos, noticia ainda a agência de informação.
Mas apesar das boas noticias, a confiança europeia poderá enfraquecer à medida que a recuperação global dá sinais de estar a abrandar e à medida que os governos reforçam os cortes da despesa para controlar os défices e restaurar a confiança dos investidores, revela a agência.
“Não há razões para que a Europa se consiga isolar de um abrandamento global. Ao mesmo tempo, estamos a enfrentar um período de consolidação fiscal por toda a Europa, que vai afectar o crescimento. Vai ser um caminho difícil”, afirmou à agência David Kohl, economista do Julius Baer Group.
Mais lidas