Costa: "Nunca aceitaria ser presidente do Conselho sem o apoio do Governo"
Antigo primeiro-ministro confirma ter conversado com Montenegro sobre apoio na corrida ao alto cargo em Bruxelas ainda antes das legislativas.
O antigo primeiro-ministro António Costa confirmou o que tinha sido anunciado pelo agora Chefe de Executivo, Luís Montenegro, de que este lhe garantiu que daria apoio ao socialista numa eventual corrida ao cargo de presidente do Conselho Europeu.
António Costa explicou, num comentário às palavras de Montenegro enquanto comentava a noite eleitoral na CMTV, que
"nunca aceitaria ser presidente do Conselho Europeu sem o apoio do governo".
Costa detalhou que as conversas decorreram em dois momentos: um prévio às legislativas de março, quando Montenegro era já líder do PSD, e outro depois de o social-democrata ter formado governo e assumido o lugar de primeiro-ministro.
Este domingo, após assumir a derrota, Luís Montenegro afirmou não estar disposto a alimentar o tabu em torno do futuro político de Costa e da posição do Executivo sobre uma possível corrida a este alto cargo em Bruxelas.
"Se António Costa for candidato a AD e o Governo de Portugal não só apoiarão, como farão tudo para que essa candidatura tenha sucesso", afirmou Montenegro depois de conhecidos os resultados das eleições europeias.
O primeiro-ministro revelou ainda que já tinha falado com António Costa sobre isso e também com os seus pares no PPE quando assumiu o cargo.
Mais lidas