Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida pública baixa 4,6 mil milhões em junho

Segundo o Banco de Portugal, a diminuição deveu-se essencialmente às amortizações de títulos no valor de 4,4 mil milhões de euros.

Aos deputados, João Leão não exclui a possibilidade de um retificativo, mas diz que não está previsto agora.
Tiago Petinga/Lusa
Rita Faria afaria@negocios.pt 03 de Agosto de 2020 às 11:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

A dívida pública portuguesa fechou o mês de junho nos 259,8 mil milhões de euros, o que traduz uma redução de 4,6 mil milhões face ao mês anterior.

Segundo os dados do Banco de Portugal, revelados esta segunda-feira, 3 de agosto, a diminuição deveu-se essencialmente às amortizações de títulos no valor de 4,4 mil milhões de euros.

Os ativos em depósitos das administrações públicas desceram 8,2 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos aumentou 3,6 mil milhões de euros em relação a maio, totalizando 242,8 mil milhões de euros.


Esse aumento observado traduziu essencialmente a emissão de títulos de longo prazo, para responder à subida das necessidades de financiamento para fazer face à pandemia de covid-19. 

No mês de junho, a dívida pública atingiu assim os 127,2% do PIB, o que compara com 120% no final do primeiro trimestre.

Esta subida do peso da dívida na economia traduz não só o aumento do próprio endividamento como a quebra do PIB, que sofreu uma contração histórica de 16,5% entre abril e junho contra o segundo trimestre de 2019.



(Notícia atualizada às 11:40)

Ver comentários
Saber mais dívida
Mais lidas
Outras Notícias