EDP e Cimpor travam ganhos da bolsa nacional
O mercado accionista nacional segue a negociar em leve queda, a reflectir as desvalorizações da Energias de Portugal (EDP) e da Cimpor. A Portugal Telecom (PT) e a Galp Energia são as cotadas que mais contribuem para o comportamento positivo do índice nacional.
O mercado accionista nacional segue a negociar em leve queda, a reflectir as desvalorizações da Energias de Portugal (EDP) e da Cimpor. A Portugal Telecom (PT) e a Galp Energia são as cotadas que mais contribuem para o comportamento positivo do índice nacional.
O PSI-20 ganha 0,15% para os 7.731,23 pontos, com dez cotadas em alta e dez em terreno negativo. Os principais índices do Velho Continente seguem sem uma tendência definida, oscilando entre ganhos e perdas, depois de ter obtido o maior ganho semanal em sete meses.
Na última sexta-feira, o ING afirmou que o "recente desempenho abaixo do mercado" levou os títulos da operadora a negociarem a desconto face às suas pares e oferecem uma oportunidade de compra de "bom valor". O banco atribui um preço-alvo de 9,50 euros e uma recomendação de “comprar” à PT.
Também a Galp Energia se destaca pela positiva ao valorizar 0,86% para os 11,955 euros, numa altura em que os preços do petróleo seguem em alta nos mercados internacionais. Hoje o Credit Suisse, de acordo com a Bloomberg, subiu o preço-alvo da petrolífera de 11,00 para 12,80 euros e melhorou a recomendação de "neutral" de "outperform".
Também o Millennium investment banking aumentou a avaliação para a petrolífera de 13,05 euros para 13,15 euros. A recomendação é de “comprar”.
No sector financeiro, apenas o Banco Comercial Português (BCP) contribui para a tendência ao apreciar 0,67% para os 0,748 euros. O Banco Espírito Santo (BES) desvaloriza 0,18% para os 3,793 euros, enquanto o BPI soma 0,25% para os 2,005 euros.
A Jerónimo Martins é outro dos títulos que contribui para a tendência positiva ao valorizar 0,49% para os 7,01 euros. Nota ainda para a Altri que aprecia 1,00% para os 4,226 euros.
Do lado das quedas, a EDP trava maiores ganhos do mercado nacional ao recuar 0,87% para os 2,839 euros.
A Cimpor já inverteu a tendência positiva registada durante a manhã e segue a desvalorizar 0,61% para os 5,848 euros. A oferta pública de aquisição da CSN sobre a cimenteira termina hoje e, apesar de considerar “muito baixa” a probabilidade de sucesso da operação, o Banif recomenda aos accionistas da empresa que vendam as acções.
O Negócios avança na sua edição de hoje que a comissão de acompanhamento do fundo de pensões do BCP decide hoje o que fazer nesta operação.
Ao que o Negócios apurou, aquela carteira deverá decidir vender os 10% que tem na cimenteira, à semelhança do que pretendem fazer diversos investidores institucionais. Contudo, esta disponibilidade do fundo do BCP e dos fundos de investimento internacionais para alienarem as suas posição não será suficiente para garantir o sucesso da OPA.
Veja também: As cotações de todas as acções da Bolsa portuguesa O resumo do dia do índice PSI-20 As maiores subidas e maiores descidas do PSI-20 Os preços-alvo para as cotadas portuguesas As estatísticas das acções portuguesas
As cotações de todas as acções da Bolsa portuguesa
O resumo do dia do índice PSI-20
As maiores subidas e maiores descidas do PSI-20
Os preços-alvo para as cotadas portuguesas
As estatísticas das acções portuguesas
A análise técnica de todas as cotadas portuguesas
Mais lidas