Economia O simplex e a vaca com asas de António Costa

O simplex e a vaca com asas de António Costa

O Governo esteve em peso na apresentação do Simplex. Veja as fotos e saiba o que o primeiro-ministro ofereceu à ministra Maria Manuel Leitão Marques.
A carregar o vídeo ...
Negócios 19 de maio de 2016 às 14:54

A apresentação do programa decorreu na sala do Teatro Thalia, a abarrotar de gente (ver fotogaleria), desde membros do Governo – só faltou quem não pôde vir por dificuldades de agenda – a embaixadores, autarcas, altos quadros da administração pública. Juntou-se ainda, um convidado especial, o primeiro Vice-Presidente da Comissão Europeia, Franz Timmermans.

António Costa terminou a apresentação do novo programa Simplex, que decorreu esta quinta-feira, 19 de Maio, em Lisboa, com um presente inédito à ministra da Presidência e da Modernização Administrativa: uma vaca com asas.

 

A mensagem, essa, era bem clara: "Não há impossíveis", afirmou o primeiro-ministro. E a vaca com asas, um brinquedo de corda e feito em papel, adquirido no aeroporto de Londres há dez anos, segundo contou, simboliza exactamente isso.


A história da vaca com asas que é uma inspiração

 

A oferta de uma vaca com asas à sua ministra marcou a apresentação do Simplex esta quinta-feira, mas para o primeiro-ministro não é uma novidade e o objecto tem um simbolismo marcado com a iniciativa hoje lançada e para António Costa representa uma "fonte de inspiração" desde os tempos em que era presidente da Câmara de Lisboa.

 

Em entrevista a Anabela Mota Ribeiro, em Outubro de 2009, já António Costa falava da vaca com asas, que tinha encontrado no aeroporto de Londres. O actual primeiro-ministro era na altura presidente da Câmara de Lisboa, tendo recordado a altura em que era ministro e tinha a seu cargo o Simplex, um dos programas mais marcantes dos Governos de José Sócrates.  

 

Nessa entrevista, António Costa disse que tinha a sorte de nunca ter encontrado problemas impossíveis. Isto apesar de um seu secretário de Estado lhe apontar a vaca com asas como um exemplo de coisas impossíveis.

 

"Um belo dia, no aeroporto de Londres, encontrei uma vaca com asas. Pendurada no tecto, voava e tudo. Permitiu-me demonstrar-lhes como até as vacas podem voar!, e não só nos discos dos Pink Floyd", afirmou António Costa.

 

Costa contou esta história na entrevista para exemplificar os "vários impossíveis" que teve por resolver quando era ministro, citando precisamente o "lançamento de todo o projecto Simplex".

 

Não admira por isso que António Costa tenha agora escolhido uma vaca com asas para oferecer à sua ministra que é responsável pelo Simplex II.

O excerto da entrevista onde é recordado o episódio da vaca com asas A sua atitude perante um problema é sempre a de ele é resolúvel?
Deve haver problemas impossíveis. Tenho tido a sorte de nunca ter encontrado nenhum. Na Administração Interna, todas as segundas-feiras fazia reuniões com os meus Secretários de Estado e com a Maria Manuela Leitão Marques, (que, não sendo minha Secretária de Estado, era como se fosse). Tínhamos vários impossíveis para resolver, desde a empresa na hora ao cartão do cidadão, ao lançamento de todo o projecto Simplex. Um deles dava sempre, como exemplo de coisas impossíveis, vacas com asas. Um belo dia, no aeroporto de Londres, encontrei uma vaca com asas. Pendurada no tecto, voava e tudo. Permitiu-me demonstrar-lhes como até as vacas podem voar!, e não só nos discos dos Pink Floyd.

Conheço essa vaca. É um brinquedo da loja Hamleys.
Essa vaca voadora tem sido uma fonte de inspiração. Aqui na Câmara, muitas vezes me tenho lembrado da vaca voadora.

(notícia actualizada com mais informação às 15:30)





Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI