pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Governo conta com duas medalhas nos Jogos Olímpicos

Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, diz acreditar que há vários atletas com "condições para se superar".

Tiago Brandão Rodrigues
Tiago Brandão Rodrigues Bruno Simão
05 de Agosto de 2016 às 10:13

"Acreditamos que os nossos atletas possam superar os seus resultados médios e sonhar em chegar ao pódio. Temos atletas no ténis de mesa, no taekwondo, no judo, na canoagem, que nos têm habituado a grande resultados", afirma esta sexta-feira, 5 de Agosto, o Ministro da Educação, numa entrevista ao Diário e Notícias e à TSF.

Tiago Brandão Rodrigues refere vários exemplos: "Há o João Costa [tiro] que nos habituou a resultados de muito relevo, depois há o atletismo, a marcha, as modalidades técnicas. O próprio Nelson Évora que num bom dia pode ser o melhor do mundo".

No dia em que arrancam os jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com a cerimónia de abertura marcada para as oito da noite, hora local (23:00 em Lisboa), o ministro diz-se confiante e lamenta que Portugal não tenha uma equipa de futebol mais robusta no Rio. Afirma que o Governo acompanhou oprocesso de convocação dos jogadores, mas afirma que o governo não pode ter "uma intervenção mais activa", até porque "os clubes são instituições privadas". "Portugal tinha nestes jogos uma oportunidade única no futebol", afirma, sendo que a selecção portuguesa venceu ontem a Argentina, por duas bolas a zero.

O contrato-programa celebrado para este ciclo olímpico prevê que 25% dos atletas de nível 1 atinjam uma medalha, o que aponta para que o País regresse com pelo menos duas medalhas, já que há 11 atletas englobados nesse nível. Tiago Brandão Rodrigues acredita nisso e afirma: "É expectável que tenhamos expectativas de chegar longe, inclusivamente a essas duas medalhas".

O ministro, que foi adido olímpico da comitiva portuguesa nos jogos de Londres de 2012, recorda essa sua experiência, nomeadamente a criação de "uma área de lazer na Aldeia Olímpica, que costuma ser um sítio frio", colocando "nos quartos imagens grandes dos atletas" e fomentando "dinâmicas pré-jogos para que os atletas se pudessem conhecer e oleassem relações". Seis anos depois, é como Ministro da Educação que Tiago Brandão Rodrigues regressa aos Jogos.

Na cerimónia de abertura desta sexta-feira, no Rio de Janeiro, o porta estandarte de Portugal será o madeirense João rodrigues, que esteve pela primeira vez em Barcelona, em 1992, e soma assim a sua sétima presença nas olimpíadas.

O site oficial dos Jogos Olímpicos do Rio vai actualizando todos os detalhes sobre a cerimónia de abertura.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio