Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Há só 5.083 imóveis ativos no alojamento local em Lisboa e Porto

O cruzamento de dados do RNAL com os imóveis que estão efetivamente listados em plataformas de reserva como o AirBnb e o Booking apontam para uma queda abrupta.

A Câmara de Lisboa quer trazer para o mercado habitacional imóveis do alojamento local que agora estão sem clientes.
Inês Gomes Lourenço
Negócios jng@negocios.pt 13 de Setembro de 2021 às 07:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL) indicava que havia 18.953 imóveis registados em Lisboa e 8.615 imóveis no Porto em julho deste ano, mas o número real de apartamentos em atividade é muito diferente, segundo noticia esta segunda-feira o Público. De acordo com dados citados pelo jornal, as duas maiores cidades do país somam pouco mais de 5.000 imóveis ativos no alojamento local e não as mais de 27.500 unidades registadas.

O cruzamento de dados do RNAL com os imóveis que estão efetivamente listados em plataformas de reserva como o AirBnb e o Booking apontam para uma queda abrupta. Em vez das 27.568 unidades de alojamento local registadas em Lisboa e no Porto, apenas 16.256 estão de facto com anúncios listados nas plataformas de reserva (dos quais 10.148 em Lisboa e 6.108 no Porto).

Olhando para os que aceitam reservas e registam taxas de ocupação, os números são ainda mais diferentes. Em julho, eram apenas 5.083 imóveis: 2.789 apartamentos em atividade em Lisboa e 2.294 imóveis no Porto, escreve o Público, citando uma análise realizada pela empresa especializada em estatísticas do sector Confidencial Imobiliário. Face a dezembro de 2019, no período pré-pandemia, são menos 7.870 imóveis de alojamento local ativos.

Ver comentários
Saber mais Registo Nacional de Alojamento Local RNAL Lisboa Porto
Outras Notícias