Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Há 100 instituições e 144 autarquias disponíveis para receber refugiados

Entre as instituições em causa estão escolas, paróquias, empresas e instituições particulares de solidariedade social em todo o país, segundo adianta a edição desta sexta-feira, 25 de Setembro, do jornal Público.

Reuters
Negócios 25 de Setembro de 2015 às 09:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

Há pelo menos 100 instituições e 144 autarquias disponíveis para receber os refugiados em Portugal, incluindo escolas, paróquias, empresas e instituições particulares de solidariedade social.

Segundo a edição desta sexta-feira, 25 de Setembro, do Público, destas instituições 50 já foram seleccionadas e as restantes estão em processo de avaliação. Os dados foram confirmados pelo presidente da Plataforma de Apoio os Refugiados (PAR) ao jornal.

Já o Conselho Português para os Refugiados (CPR) confirmou que há 144 câmaras que se ofereceram para ajudar a acolher os refugiados que Portugal vai receber.

Para já, os planos do Governo não contemplam o acolhimento individual por famílias, ainda que muitas já se tenham oferecido para receber refugiados nas suas casas. A presidente do CPR, Teresa Tito Morais, referiu que quem deve avaliar estas ofertas de particulares são as câmaras.

As instituições que acolham refugiados terão que cumprir uma série de requisitos obrigatórios que passam pelo fornecimento de alojamento autónomo, alimentação e vestuário, apoio à integração laboral, apoio no acesso à educação das crianças, no acesso à saúde e aprendizagem de português.

Nos próximos cinco anos, Portugal deverá integrar cerca de 4.500 refugiados.

Ver comentários
Saber mais Conselho Português para os Refugiados Plataforma de Apoio aos Refugiados Câmaras Europa refugiados questões sociais
Outras Notícias