México e Brasil aliam-se para enfrentar tarifas de Trump e acelerar comércio bilateral
Os dois países vizinhos dos EUA assinaram esta quarta-feira um memorando de entendimento que prevê cooperação nos setores da agropecuária e biocombustíveis.
- 2
- ...
O México e o Brasil reforçaram os laços comerciais de forma a ganharem força e fazerem frente aos EUA, que têm aplicado tarifas aos parceiros comerciais. Os dois países da América Latina assinaram, esta quarta-feira, um conjunto de memorandos de entendimento para expandir a cooperação no comércio, agricultura e ciência, reduzindo a dependência dos norte-americanos.
Em vista está, entre outros, o tratamento de interesses de áreas mútuas na produção agrícola e pecuária, acompanhamento aos produtores das regiões, promoção de pesquisa e inovação tecnológica. Será criado um grupo de trabalho com representantes das áreas técnicas de ambos os países que irá identificar as áreas de interesse comum, planear, implementar e atualizar o Plano de Trabalho.
O anúncio foi feito pelo ministério da Agricultura em comunicado oficial, após ter assinado o acordo com a Sader (Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México), durante uma missão oficial do governo brasileiro ao México, liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin.
Mais lidas