pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Ministros do primeiro Governo de Mariano Rajoy tomam posse

Veja aqui, na fotogaleria, quem são os novos ministros do Governo espanhol.

22 de Dezembro de 2011 às 12:46

Os 13 ministros do primeiro Governo de Mariano Rajoy tomaram hoje posse, numa cerimónia presidida pelo rei Juan Carlos de Espanha, no Palácio da Zarzuela, em Madrid.

Os juramentos dos elementos do Governo foram feitos no Salão de Audiências, marcando formalmente o início do mandato do 38.º Governo de Espanha e do oitavo do Partido Popular (PP) desde as primeiras eleições democráticas de 1977.

Alberto Ruiz-Gallardón, responsável pela pasta da Justiça - e que abandona assim o cargo de alcaide de Madrid - foi o primeiro a prestar juramento, sendo depois, no resto da cerimónia, o notário do Reino.

Todos os elementos do Governo prestaram juramento sobre um exemplar da Constituição espanhola, um da Bíblia e um crucifixo, à semelhança do que já tinha ocorrido na posse na quarta-feira do presidente do Governo, Mariano Rajoy.

Apenas dois membros do Governo, Soraya Saénz de Santamaria (número dois do Executivo) e Luis de Guindos, ministro da Economia e Competitividade, juraram apenas sobre a Constituição.

Além de Juan Carlos estiveram presentes na cerimónia os presidentes do Congresso, Jesus Posada, do Senado, Pio Garcia Escudero, do Tribunal Constitucional, Pascual Sala, e do Tribunal Supremo e do Conselho Geral do Poder Judicial, Carlos Divar.

Depois do juramento, cada ministro seguiu para o respectivo Ministério, onde decorrem cerimónias formais de transferência de poder dos anteriores titulares das pastas.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio