pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

O relógio da crise

Mais um dia sem soluções para a crise política. Mas com promessas de "fórmulas" para estabilizar a coligação.

04 de Julho de 2013 às 21:35

Passos e Portas estiveram reunidos duas vezes, antes do primeiro-ministro rumar ao Palácio de Belém. Mario Draghi "salvou" o dia nos mercados ao garantir que o Banco Central Europeu vai manter os juros baixos por um "longo período de tempo". 

O relógio da crise

08H00 Bolsa nacional inicia o dia a ganhar mais de 1%

O mercado português inicia o dia a ganhar mais de 1% animado pelas fortes subidas do sector bancário e recupera da maior queda desde Abril de 2011. Uma hora mais tarde, o PSI-20 valorizava já mais de 3%.

 

O relógio da crise

08H10 Juros da dívida nacional em queda

A perspectiva de um acordo entre os dois partidos da coligação permite uma recuperação nos preços das obrigações do Tesouro português, levando as taxas a caírem mais de 20 pontos base.

 

O relógio da crise

 

08H30 Reunião do conselho de ministros

Tem início a habitual reunião das quintas-feiras do Conselho de Ministros.

O relógio da crise

 

09H01 Rumor no Twitter

Rumor no Twitter de que Paulo Portas tinha cancelado o encontro com Pedro Passos Coelho afasta investidores da dívida portuguesa. Juros voltam a subir, em especial, nos prazos mais curtos.

 

O relógio da crise Vasco Neves/Correio da Manhã

 

11H20 Passos e Portas retomam negociações

Termina a reunião do Conselho de Ministros. Pedro Passos Coelho e Paulo Portas retomam as negociações iniciadas quarta-feira à noite. Paulo Portas, ministro demissionário, não esteve presente no Conselho de Ministros.

 

12H30 Conferência de imprensa do conselho de ministros

O relógio da crise

Luís Marques Guedes, ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, recusa comentar as negociações em curso entre Passos Coelho e Paulo Portas e não esclarece se esse tema foi abordado pelo chefe do Governo em Conselho de Ministros, argumentando que os "problemas e dificuldades" que surgiram na coligação devem e estão a ser tratados pelos respectivos partidos e líderes.

 

14H13 BCE faz anúncio histórico

O relógio da crise

Mario Draghi compromete-se, pela primeira vez na história do banco central, a manter os juros nos níveis actuais ou mais baixos por um "longo período de tempo". Esta é uma garantia que o BCE nunca deu de forma tão explícita no passado - aliás, era famosa a expressão em Frankfurt de "nós nunca nos comprometemos com decisões futuras" de taxas de juro.

O relógio da crise

 

15H00 Passos e Portas reúnem-se pela terceira vez

Passos Coelho e Paulo Portas reúnem-se pela terceira vez, antes do primeiro-ministro se encontrar com o Presidente da República em Belém.

 

16H37 Palavras de Draghi têm impacto nos mercados

O relógio da crise

As taxas de rendibilidade associadas aos títulos da divida pública portuguesa registam fortes quedas, sobretudo nas maturidades mais longas. A bolsa nacional fecha em forte alta, na melhor sessão desde 10 de Abril. O PSI-20, que na terça-feira tinha caído mais de 5%, fecha a sessão a subir 3,73%, com 18 cotadas em alta.

 

17H00 Passos chega a Belém

O relógio da crise Miguel Baltazar/Negócios

50 horas depois de ter sido conhecida a demissão surpresa do Governo do líder do CDS, e após três rondas de negociação entre Portas e Passos em menos de 24 horas, o primeiro-ministro entra no Palácio de Belém com uma nova solução governativa para o País.

 

18H45 Passos promete encontrar "fórmula"

O relógio da crise Reuters

"Comprometi-me junto do Presidente da República a encontrar a melhor fórmula de garantir a melhor solução para esta situação", diz Pedro Passos Coelho à saída da reunião com Cavaco Silva. Primeiro-ministro sugere com esta afirmação que ainda não há um acordo fechado com Paulo Portas.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio