O relógio da crise
Mais um dia sem soluções para a crise política. Mas com promessas de "fórmulas" para estabilizar a coligação.
Passos e Portas estiveram reunidos duas vezes, antes do primeiro-ministro rumar ao Palácio de Belém. Mario Draghi "salvou" o dia nos mercados ao garantir que o Banco Central Europeu vai manter os juros baixos por um "longo período de tempo".
08H00 Bolsa nacional inicia o dia a ganhar mais de 1%
O mercado português inicia o dia a ganhar mais de 1% animado pelas fortes subidas do sector bancário e recupera da maior queda desde Abril de 2011. Uma hora mais tarde, o PSI-20 valorizava já mais de 3%.
08H10 Juros da dívida nacional em queda
A perspectiva de um acordo entre os dois partidos da coligação permite uma recuperação nos preços das obrigações do Tesouro português, levando as taxas a caírem mais de 20 pontos base.
08H30 Reunião do conselho de ministros
Tem início a habitual reunião das quintas-feiras do Conselho de Ministros.
09H01 Rumor no Twitter
Rumor no Twitter de que Paulo Portas tinha cancelado o encontro com Pedro Passos Coelho afasta investidores da dívida portuguesa. Juros voltam a subir, em especial, nos prazos mais curtos.
11H20 Passos e Portas retomam negociações
Termina a reunião do Conselho de Ministros. Pedro Passos Coelho e Paulo Portas retomam as negociações iniciadas quarta-feira à noite. Paulo Portas, ministro demissionário, não esteve presente no Conselho de Ministros.
12H30 Conferência de imprensa do conselho de ministros
Luís Marques Guedes, ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, recusa comentar as negociações em curso entre Passos Coelho e Paulo Portas e não esclarece se esse tema foi abordado pelo chefe do Governo em Conselho de Ministros, argumentando que os "problemas e dificuldades" que surgiram na coligação devem e estão a ser tratados pelos respectivos partidos e líderes.
14H13 BCE faz anúncio histórico
Mario Draghi compromete-se, pela primeira vez na história do banco central, a manter os juros nos níveis actuais ou mais baixos por um "longo período de tempo". Esta é uma garantia que o BCE nunca deu de forma tão explícita no passado - aliás, era famosa a expressão em Frankfurt de "nós nunca nos comprometemos com decisões futuras" de taxas de juro.
15H00 Passos e Portas reúnem-se pela terceira vez
Passos Coelho e Paulo Portas reúnem-se pela terceira vez, antes do primeiro-ministro se encontrar com o Presidente da República em Belém.
16H37 Palavras de Draghi têm impacto nos mercados
As taxas de rendibilidade associadas aos títulos da divida pública portuguesa registam fortes quedas, sobretudo nas maturidades mais longas. A bolsa nacional fecha em forte alta, na melhor sessão desde 10 de Abril. O PSI-20, que na terça-feira tinha caído mais de 5%, fecha a sessão a subir 3,73%, com 18 cotadas em alta.
17H00 Passos chega a Belém
50 horas depois de ter sido conhecida a demissão surpresa do Governo do líder do CDS, e após três rondas de negociação entre Portas e Passos em menos de 24 horas, o primeiro-ministro entra no Palácio de Belém com uma nova solução governativa para o País.
18H45 Passos promete encontrar "fórmula"
"Comprometi-me junto do Presidente da República a encontrar a melhor fórmula de garantir a melhor solução para esta situação", diz Pedro Passos Coelho à saída da reunião com Cavaco Silva. Primeiro-ministro sugere com esta afirmação que ainda não há um acordo fechado com Paulo Portas.
Mais lidas