Parlamento finlandês designa Mari Kiviniemi como nova primeira-ministra
O parlamento finlandês designou hoje Mari Kiviniemi, de 41 anos, para o cargo de primeira ministra, em substituição de Matti Vanhanen, numa votação transmitida em directo pela Internet.
O parlamento finlandês designou hoje Mari Kiviniemi, de 41 anos, para o cargo de primeira ministra, em substituição de Matti Vanhanen, numa votação transmitida em directo pela Internet.Kiviniemi será confirmada no cargo pela presidente da Finlândia, Tarja Halonen, numa cerimónia em que a chefe de Estado também deve aceitar a demissão do governo. Kiviniemi será assim a segunda mulher a assumir a chefia do governo na Finlândia.
Dos 200 deputados do parlamento, 115 votaram a favor de Kiviniemi, que foi eleita a 12 de Junho para a presidência do partido do Centro, principal formação governamental. Durante o último fim de semana, Kiviniemi realizou já consultas sobre eventuais ajustamentos da política finlandesa, mas sublinhou que não é de esperar qualquer alteração substancial.
A prioridade será recuperar a economia finlandesa, um dos países da zona euro mais atingido pela crise, afirmou Kiviniemi. Muito dependente das exportações, a Finlândia voltou a entrar em recessão no primeiro trimestre deste ano, depois de ter conseguido crescimento positivo nos seis meses anterioresKiviniemi sucede a Vanhanen, de 54 anos, que foi dos primeiros a felicitar hoje a nova primeira ministra. Matti Vanhanen apresentou a demissão na sexta-feira, oficialmente porque no Outono vai ser operado a uma perna.
Mais lidas