Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Paulo Portas recorda Ernâni Lopes como "um português invulgar e excepcional"

O presidente do CDS-PP destacou hoje que a morte de Ernâni Lopes representa a perda de "um português invulgar e excepcional" que foi "decisivo" para evitar que Portugal entrasse em bancarrota.

Lusa 02 de Dezembro de 2010 às 14:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, destacou hoje que a morte de Ernâni Lopes representa a perda de "um português invulgar e excepcional" que foi "decisivo" para evitar que Portugal entrasse em bancarrota.

Ernâni Lopes, economista e antigo ministro das Finanças, morreu hoje, aos 68 anos, vítima de doença prolongada, no Instituto Português de Oncologia (IPO), em Lisboa, disse à Lusa fonte familiar.

O corpo estará em câmara ardente na igreja das Mercês, em Lisboa, onde se vai realizar uma missa de corpo presente esta tarde às 19:30, adiantou a mesma fonte.

"A perda do professor Ernâni Lopes é a perda de um português invulgar e excepcional", afirmou hoje o líder democrata-cristão, em declarações aos jornalistas no Parlamento.

Paulo Portas salientou que o antigo governante tinha "seriedade intelectual" e que isso lhe permitiu ser "o homem decisivo para evitar que Portugal entrasse em bancarrota há cerca de 30 anos", quando foi ministro das Finanças do Governo do bloco central, liderado por Mário Soares (1983 a 1985).

Para o presidente do CDS, Ernâni Lopes era um homem com "densidade cultural".

"Gostava de Portugal, conhecia a história de Portugal, tinha aquilo a que eu chamaria um patriotismo lúcido", acrescentou, elogiando ainda a "visão estratégica" do economista.

Portas recordou que o "derradeiro legado" de Ernâni Lopes foi a "luta incessante para demonstrar que Portugal precisa de aproveitar a sua vocação marítima".

O líder destacou ainda "a forma muito pouco comum, do ponto de vista da humanidade, da boa disposição, como ele lutou contra o cancro e como foi um homem de fé até ao fim".

Ver comentários
Saber mais Ernâni Lopes
Mais lidas
Outras Notícias