Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal e Espanha debatem medidas para combate à seca

As delegações de Portugal e Espanha estiveram reunidas através de videoconferência, na sessão plenária da Comissão para a Aplicação e o Desenvolvimento da Convenção de Albufeira (CADC) sobre os rios partilhados pelos dois países. O tema da seca esteve em destaque no encontro.

Miguel Baltazar
Negócios jng@negocios.pt 10 de Fevereiro de 2022 às 18:04
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...

Portugal e Espanha debateram medidas no quadro de combate à seca que está a assolar a Península Ibérica. Esta quinta-feira, decorreu mais uma sessão plenária a Comissão para a Aplicação e o Desenvolvimento da Convenção de Albufeira (CADC), focada nos rios que são partilhados entre os dois países. 


Lénia Real, a presidente da Comissão Interministerial de Limites e Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e a delegação espanhola de Teodoro Estrela, diretor geral da Água do Ministério da Transição Ecológica debateram o tema através de videoconferência. 


Tendo em conta o aumento de fenómenos climáticos extremos, a seca que a Península Ibérica enfrenta esteve entre os principais temas da sessão. Assim, e tendo em conta os mecanismos previstos na Convenção de Albufeira, "foi acordado intensificar os instrumentos operacionais de articulação bilateral como mecanismo de acompanhamento trimestral dos caudais, tendo sido decidido que essa articulação de curto prazo passará a mensal". 


A Convenção de Albufeira, assinada em 1998, tem como objetivo o reforço da cooperação entre os países para a proteção e utilização sustentável das águas das bacias hidrográficas que são partilhadas entre Portugal e Espanha, como as dos rios Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana.


Além disso, também o grupo de trabalho de secas e inundações viu o mandato aprovado, especifica a nota à imprensa, sendo operacionalizado de imediato. Também foi aprovado o protocolo de troca de informação de dados hidrometeorológicos em tempo real para a gestão de situações extremas nas bacias hidrográficas que são partilhadas. De acordo com esta nota, este protocolo deverá entrar em vigor ainda durante o atual ano hidrológico de 2021/2022. 

Ver comentários
Saber mais Portugal Espanha seca
Outras Notícias