Presidente da Fed vê margem para impulsionar economia norte-americana
Ben Bernanke considera que a Reserva Federal dos Estados Unidos tem espaço para actuar e, assim, fortalecer a recuperação da economia. Uma opinião que reforça o inscrito nas minutas da reunião da Fed.
Depois de as minutas da reunião da Fed deste mês terem aberto as portas para a necessidade de medidas de estímulo, Ben Bernanke, o presidente da Reserva Federal, declarou haver espaço para actuar, caso seja necessário.
“Há margem para mais acção por parte da Reserva Federal para flexibilizar as condições financeiras e fortalecer a recuperação”, indicou Bernanke numa carta datada de 22 de Agosto para uma das comissões da Câmara dos Representantes norte-americana, citada pela agência Bloomberg.
A Fed tem, de acordo com o escrito por Bernanke na referida carta, “as ferramentas para normalizar a postura política no tempo apropriado à medida que a recuperação ganha força”.
Nesse sentido, o presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos garante que as medidas de estímulo já implementadas, nomeadamente as duas rondas de flexibilização quantitativa, “ajudaram a promover uma recuperação mais forte”.
Sobre a recente Operação Twist (troca de títulos de dívida de curto prazo por títulos de longo prazo com o intuito de reduzir custos de financiamento), Bernanke salientou que, para avaliar os efeitos de medidas de política monetária na actividade económica, é necessário esperar vários trimestres. Este programa está ainda a tentar encontrar o seu caminho para ter o seu papel na economia norte-americana, indicou.
Na mais recente reunião da Fed, a maior parte dos responsáveis concordou serem necessárias mais medidas de estímulos em breve, caso as condições económicas não melhorassem.
Mais lidas