Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Privatização da CP Carga e EMEF concluídas em 2015

Concessões para a náutica de recreio e cruzeiros serão concretizadas no próximo ano. Docas de Pedrouços e Bom Sucesso irão gerar receita de 70 milhões.

Miguel Baltazar/Negócios
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 15 de Outubro de 2014 às 17:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O Governo vai dar início no próximo ano aos processos de privatização da CP Carga e da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), prevendo a sua conclusão ainda em 2015, refere a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, entregues esta quarta-feira no Parlamento.

 

Relativamente ao programa de privatizações, o documento confirma ainda que "no seguimento do processo de concessão da operação da Carris, será iniciada a privatização da sociedade Carristur".

 

No âmbito do processo de reestruturação em curso no sector dos transportes, ainda em 2014, além do lançamento do procedimento para a concessão da operação dos transportes públicos do Porto, a cargo da STCP e Metro do Porto, será também lançado o processo para a concessão da operação da Carris e do Metropolitano de Lisboa.

 

Já no âmbito das áreas sobre jurisdição das administrações portuárias proceder-se-á à desafectação de áreas não associadas a usos portuários e serão concretizadas concessões para a náutica de recreio e cruzeiros.

 

O Governo prevê uma cobrança de 70 milhões de euros com as concessões portuárias das Docas de Pedrouços e do Bom Sucesso em Lisboa.

 

"Existindo ainda um conjunto de privatizações a concretizar, o Governo continuará a executar o respectivo programa", diz o Executivo no documento.

Ver comentários
Saber mais EMEF CP Carga Carristur concessões portuárias
Mais lidas
Outras Notícias