Economia Produção na construção volta a acelerar em julho

Produção na construção volta a acelerar em julho

A produção na construção mantém a tendência de crescimento, e, em julho, volta a carregar no acelerador, depois de no mês anterior ter travado.
Produção na construção volta a acelerar em julho
Bloomberg
Ana Batalha Oliveira 10 de setembro de 2019 às 11:40

O índice de produção na construção, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística, mostra um aumento de 3,1% em julho em relação ao mesmo mês do ano passado.

Este crescimento representa uma aceleração em relação aos 3% verificados em junho, lê-se na publicação feita esta terça-feira, 10 de setembro, pelo INE. Uma evolução que contraria a desaceleração verificada entre maio e junho, quando a produção na construção passou de um crescimento de 3,9% para 3%.

Tanto os valores do índice relativos a maio como a junho aparecem alterados nesta última publicação, pois as estimativas feitas pelo INE para cobrir a falta de respostas das empresas foram, entretanto, substituídas pelos dados garantidos pelas respostas efetivas.

Dentro do índice, as duas componentes - Construção de Edifícios e Engenharia Civil – movem-se em direções opostas. A Engenharia civil abranda 0,1 pontos percentuais, apesar de apresentar um crescimento superior à outra categoria: regista um avanço de 3,5% em julho. A Construção de Edifícios acelerou em 0,3 pontos percentuais, de 2,5% em junho para 2,8% em julho.

Já os índices que medem o emprego e as remunerações efetivamente pagas continuam a tendência de crescimento mas viram ambos uma desaceleração: o primeiro deslizou de 2,4% para 2,1% em julho e o segundo de 6,3% para 5,7%.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI