pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Roubini: Portugal "pode" evitar reestruturação se implementar programa da troika

Conhecido pelas suas previsões pessimistas – e muitas vezes acertadas – o professor de Economia traçou hoje um cenário um pouco mais optimista para a economia portuguesa. Garante que Portugal "pode e deve" evitar a reestruturação da dívida se implementar o plano definido pelo FMI e Comissão Europeia.

04 de Maio de 2011 às 19:33

"Portugal não tem nenhuma opção que não seja tentar implementar este programa", defendeu o professor de Economia que está hoje em Portugal para participar nas Conferência do Estoril, que decorrem entre hoje e sexta-feira.

Nouriel Roubini afirmou recentemente, pouco tempo após a "troika" chegar a Portugal, que a reestruturação da dívida portuguesa e grega "é uma questão de tempo". "A questão não é saber se vai haver uma reestruturação da dívida, mas sim quando ela vai acontecer", afirmou no passado dia 15 de Abril durante uma conferência no Cazaquistão.

No entanto, nos últimos dias foram sendo conhecidas algumas medidas que a "troika" quer implementar em Portugal, como o aumento do IRS para a classe média ou a privatização de algumas empresas públicas. O plano será apresentando oficialmente amanhã pelos membros da "troika".

É neste contexto que Nouriel Roubini se mostra agora mais optimista face à possibilidade de Portugal conseguir evitar a reestruturação da dívida.

O economista afirmou ainda que é muito pouco provável que algum país abandone a Zona Euro. E questionado sobre o papel das agências de rating na crise económica e financeira, defendeu uma reforma destas agências que evite os conflitos de interesse e, mais importante, que garante a sua independência.

Sublinhou, no entanto, que as agências de "rating" não foram a única causa da crise e não são também a única solução.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio