RTP: Costa vence com 29% a 35% em eleições marcadas por abstenção (act.)
António Costa foi eleito presidente da câmara de Lisboa, com 29 a 34% dos votos, segundo a sondagem da RTP. Mas foi a abstenção que marcou as autárquicas de Lisboa: 57 a 62%. A maior de sempre.
Segundo a sondagem da RTP, a lista do PS teve entre 29% e 34% dos votos. Carmona Rodriques, que concorreu em lista independente, será o segundo mais votado, por 15% a 19% dos votos. Fernando Negrão, do PSD, ficou em terceiro, com 12 a 15% dos votos. E Helena Roseta, outra independente, terá tido entre 10% e 12%.
Segundo a sondagem da RTP, mesmo uma coligação entre o PS e Helena Roseta pode não ser suficiente para ter a maioria na Câmara de Lisboa. Com Carmona Rodrigues sim.
O candidato socialista à Câmara de Lisboa, António Costa, deverá vencer as eleições intercalares para a autarquia, segundo uma projecção da Universidade Católica para a RTP, elegendo seis vereadores, com um resultado entre os 29 e os 34 por cento dos votos.
De acordo com a projecção da Católica, a abstenção situar-se-á entre os 57 e os 62 por cento.
O candidato independente Carmona Rodrigues e ex-presidente da autarquia da capital ficará em segundo lugar, com um resultado entre os 15 e 19 por cento dos votos dos eleitores lisboetas, conseguindo três ou quatro lugares no executivo municipal, seguido de Fernando Negrão (PSD), com votos entre os 12 e os 15 por cento (dois ou três mandatos).
A candidata Helena Roseta (movimento Cidadãos por Lisboa) deverá ter uma votação entre os 10 e os 12 por cento, elegendo dois vereadores, enquanto Ruben de Carvalho (CDU) obterá entre 09 e 11 por cento, conseguindo dois mandatos.
José Sá Fernandes será o único eleito pelo Bloco de Esquerda, com um resultado entre os sete e os nove por cento.
O CDS-PP não conseguirá eleger qualquer vereador, tendo o candidato Telmo Correia um resultado entre os dois e os quatro por cento.
Lisboa tem 532.302 eleitores recenseados.
As primeiras eleições intercalares de sempre para a autarquia da capital foram convocadas na sequência da queda do executivo municipal de Carmona Rodrigues, depois de o ex-presidente ter sido constituído arguido no caso Bragaparques.
António Costa (PS), Fernando Negrão (PSD), Ruben Carvalho (CDU), José Sá Fernandes (Bloco de Esquerda), Telmo Correia (CDS-PP), Manuel Monteiro (PND), Pinto Coelho (PNR), Quartin Graça (MPT), Gonçalo da Câmara Pereira (PPM), Garcia Pereira (PCTP/MRPP) e dois independentes - Helena Roseta (ex-PS) e Carmona Rodrigues são os candidatos concorrentes.
Mais lidas