Sri Lanka acaba com referências a nome que tinha sob domínio português
A palavra Ceilão, usada quando o Sri Lanka era uma colónia de Portugal, vai desaparecer dos nomes das instituições governamentais.
O Ceilão obteve a independência da Grã-Bretanha em 1948 e mudou o seu nome para Sri Lanka em 1972, quando se tornou uma República. Acontece que muitas instituições governamentais continuam a usar o termo Ceylon, como é o caso do Bank of Ceylon, Ceylon Electricity Board, Ceylon petroleum Corporation e Ceylon Fisheries Corporation.
Agora, o governo quer que todas estas referências a Ceylon sejam retiradas. Na semana passada, publicou um comunicado dizendo que visa que seja homologada legislação nesse sentido, refere o “The Telegraph”.
Uma vez que o partido no poder tem uma larga maioria no Parlamento, a aprovação de quaisquer decretos é considerada uma formalidade.
Ceylon é uma transliteração de Ceilão, o nome do país quando estava sob domínio de Portugal, que foi o primeiro regulador colonial português do país. O nome posteriormente adoptado, Sri Lanka, é muito mais próximo dos nomes dados à ilha em tamil e sinhalês.
Apesar destas mudanças que vão ser agora operadas nas denominações das instituições governamentais, não se espera que o mesmo aconteça à marca de chá Ceylon Tea.
Mais lidas