Standard & Poor’s baixa "rating" do Dexia
A agência Standard & Poor’s cortou hoje o rating das três principais entidades operativas do grupo franco-belga Dexia (Dexia Bank Belgium, Dexia Crédit Local e Dexia Banque Internationale à Luxembourg).
A agência de notação financeira avisou que espera mais informações sobre as consequências da reestruturação do grupo, e do apoio das autoridades belgas e francesas ao banco, para outra eventual revisão da nota.
Este corte de "rating" acontece no dia em que o governo federal belga e os responsáveis das três regiões do país (Flandres, Bruxelas e Valónia) se reúnem para tentar encontrar uma solução para o futuro do banco.
A vice primeira-ministra, a socialista Laurette Onkelix, já veio dizer que não descarta a possibilidade de nacionalização do Dexia Bank Belgium, uma hipótese que o banco já desmentiu. O primeiro-ministro belga, Yves Letrme, e o ministro das Finaças estarão hoje reunidos com os responsáveis das três regiões da Bélgica para debater o assunto.
O Dexia foi a primeira grande vítima da crise da dívida na Europa. As necessidades de financiamento de curto prazo, associadas a uma elevada exposição à divida grega acabaram por ditar, nas últimas semanas, o forte abalo do banco franco-belga.
Mais lidas