Crato quer mais "autonomia" nas escolas, oposição considera situação "insustentável"
"Temos de ter cada vez mais autonomia nas escolas. Não podemos prescindir de dar às escolas um papel central na colocação de professores" disse Nuno Crato no Parlamento esta terça-feira, 14 de Outubro.
PUB
O ministro considera que a tutela deve agora avançar para resolver a situação o mais depressa possível. "O problema imediato é corrigir os erros que foram cometidos, proceder à colocação mais célere possível nas escolas dos professores, proceder à compensação pedagógica dos alunos", defendeu o ministro. "E é para isso que trabalhamos 24 horas por dia".
Questionado sobre as declarações do Presidente da República e do antigo ministro da Educação Roberto Carneiro sobre o arranque do ano lectivo, o ministro considera que estas vão no sentido de dar mais "liberdade às escolas. "Cada vez mais tem que ser as escolas responsáveis pela escolha e colocação de professores", sublinhou.
A oposição atacou o desempenhou do ministro e classificou este como o "pior ano para a educação em Portugal", nas palavras de Odete Santos do PS.
PUB
A deputada considera que Nuno Crato foi o "ministro que mais contribuiu para a degradação da estabilidade da escola pública. Pior deve ser difícil fazer".
Por seu turno, Nuno Crato elogiou a prestação dos directores e dos professores que "estão a fazer tudo o possível para manter os alunos nas aulas. Nós não responsabilizamos directores, não responsabilizamos professores, responsabilizamos a administração escolar", apontou.
PUB
Já o PCP considerou que a forma como o ano lectivo teve início demonstra a "forma desrespeitosa" como a Ministério está a tratar a "comunidade educativa".
"Passado um mês do início do ano lectivo, a situação nas escolas continua a ser insustentável e estamos confrontados com prejuízos incalculáveis na vida de muitas crianças e muitos jovens", afirmou Rita Rato do PCP.
PUB
"O que as pessoas querem ouvir é, de facto, quando é que este problema vai estar resolvido", apontou a deputada comunista.
Saber mais sobre...
Saber mais Nuno Crato Parlamento Presidente da República educação escolas políticaMais lidas
O Negócios recomenda