Emprego Taxa de desemprego foi de 6,8% no primeiro trimestre

Taxa de desemprego foi de 6,8% no primeiro trimestre

A taxa de desemprego subiu ligeiramente face ao trimestre anterior (uma décima), o que acontece pela primeira vez nesta legislatura. O valor cai, porém, 1,1 pontos face ao mesmo período do ano anterior.
Taxa de desemprego foi de 6,8% no primeiro trimestre
Bloomberg
A taxa de desemprego situou-se nos 6,8% no primeiro trimestre, ficando uma décima acima do que foi verificado no último trimestre do ano passado, o que acontece pela primeira vez nesta legislatura.

Contudo, estes são dados que não são ajustados de sazonalidade, e face a período homólogo o recuo foi de 1,1 pontos.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) o emprego recuou ligeiramente face ao trimestre anterior (-0,1%) mas aumentou face a período homólogo (1,5%), embora esse crescimento se faça agora a um ritmo mais lento.

Já a taxa de desemprego de jovens ficou nos 17,6%, que é o valor mais baixo da série que começou em 2011. A proporção de desempregados de longa duração também está a cair, apesar de ainda representar quase metade (46%) do total.

A taxa de desemprego situou-se em média nos 7% no ano passado. O Governo prevê que este ano baixe para 6,6%, mas a Comissão Europeia, que ontem atualizou as suas projeções, aponta para um valor mais baixo, de 6,2%.

A taxa de desemprego é mais elevada no Algarve (9,4%) e na Região Autónoma dos Açores (8,4%), sendo mais baixo no Centro (4,9%) e no Alentejo (6,3%).



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI