SpaceX de Musk vai avançar para bolsa em 2026. Poderá ser maior IPO de sempre
A empresa espacial procurará arrecadar uma quantia superior a 30 mil milhões de dólares, de acordo com fontes citadas pela Bloomberg, naquela que poderá ser a maior oferta pública inicial (IPO) da história.
A SpaceX vai avançar com os planos para uma entrada em bolsa no próximo ano, em que procurará arrecadar uma quantia superior a 30 mil milhões de dólares, de acordo com fontes citadas pela Bloomberg. A transação poderá ser a maior oferta pública inicial (IPO) de todos os tempos.
A empresa espacial de Elon Musk prevê uma avaliação global de 1,5 biliões de dólares, o que a deixaria perto da capitalização de mercado que a petrolífera estatal saudita – a Saudi Aramco – estabeleceu como recorde na IPO de há cinco anos. Na altura, a empresa arrecadou 29 mil milhões de dólares.
A operação deverá ser realizada entre meados e finais do próximo ano, de acordo com as fontes, mas poderá, como é habitual nestes casos, ser adiada devido às condições de mercado ou outros fatores. A IPO poderá também realizar-se em 2027, de acordo com uma das fontes consultadas pela agência.
Tinha sido já noticiado que a SpaceX considerava uma entrada em bolsa no próximo ano. Nos últimos dias, Musk e a administração avançaram com os preparativos para a IPO, incluindo contratações e planos para distribuir o capital angariado, enquanto decorre a mais recente venda privada de ações próprias.
Nesta operação, o preço das ações foi fixado em 420 dólares, com uma avaliação total de 800 mil milhões, em que os funcionários foram autorizados a vender títulos, alguns dos quais serão recomprados pela empresa.
Entre as perspetivas futuras da empresa, está o desenvolvimento do negócio robusto da internet por satélite Starlink, que poderá permitir uma oferta direta no mercado de comunicações móveis, além da construção de centros de dados no espaço e da preparação do foguetão Starship para viagens à Lua e Marte.
Mais lidas