Desemprego continuou estável nos 6,6% em junho. Em julho até pode descer
A taxa de desemprego manteve-se inalterada em 6,6% em junho, ao contrário do que apontava a estimativa provisória do INE, que antecipava uma subida de uma décima. Este foi assim o terceiro mês consecutivo em que a taxa de desemprego se manteve constante. Para julho a expectativa já é uma descida, para 6,5%. Os dados foram publicados esta quinta-feira, 28 de agosto, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
PUB
Desde setembro do ano passado que a taxa de desemprego interrompeu a tendência de queda, situando-se desde então em torno dos 6,6%. A expectativa era agora a de que se iniciasse um movimento de subida, mas por enquanto ele não se verifica – as estimativas provisórias no desemprego mensal são revistas com alguma regularidade.
PUB
Comparando junho deste ano com o mesmo mês do ano passado, verifica-se que a taxa de desemprego está três décimas abaixo, o que representa menos 16,2 mil pessoas à procura de trabalho. A expectativa é que o número de desempregados volte a recuar em julho, mas a um ritmo curto: o INE antevê que a população desempregada atinja 336,8 mil pessoas, menos 1,8 mil do que um mês antes e 15,9 mil a menos face ao período homólogo.
PUB
Do lado do emprego, verifica-se que apesar de a taxa de desemprego se ter mantido inalterada em junho quando comparada com maio, a população empregada recuou ligeiramente face a maio: há menos 6,7 mil pessoas a trabalhar. Também há menos população ativa: 9,6 mil pessoas desistiram de participar no mercado de trabalho.
Já para julho, e embora os dados estejam corrigidos de sazonalidade, a expectativa é positiva o que poderá estar relacionado com o dinamismo típico do verão (nem sempre os ajustamentos de sazonalidade consegue eliminar todos os efeitos do aumento de atividade verificado temporariamente).
PUB
A estimativa provisória do INE indica que deverão ter sido criados 9,3 mil postos de trabalho face a maio, devendo a população empregada atingir 4.840,7 mil pessoas.
(Notícia atualizada às 11h40 com mais informação)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Taxa de desemprego Instituto Nacional de Estatística mercado de trabalho economiaMais lidas
O Negócios recomenda