Emprego sobe. Taxa de desemprego desce para 6,3%
Com o emprego a crescer ligeiramente e o desemprego a recuar, ficando no entanto acima de período homólogo, a taxa de desemprego baixou uma décima face ao mês anterior para 6,3% em abril, o valor mais baixo em quase dois anos, segundo dados provisórios.
As estimativas mensais divulgadas esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que a taxa de desemprego ficou em abril uma décima abaixo do que foi registado em março ou em abril do ano anterior.
PUB
Com a população ativa a crescer, a população empregada aumentou tanto em relação ao mês anterior (33 mil pessoas ou 0,6%) como em relação ao mês homólogo (3% ou 153 mil pessoas). Desta forma, o número de trabalhadores empregados voltou a registar um novo máximo.
Já a população oficialmente reconhecida como desempregada, de 349,1 mil pessoas, recuou em relação ao mês de março, embora se mantenha ligeiramente acima de período homólogo.
Ao contrário dos dados trimestrais, estes dados mensais são ajustados de sazonalidade, o que significa que descontam os fatores sazonais (entre a primavera e o verão, o desemprego geralmente aumenta). Contudo, isto não afeta a comparação homóloga.
PUB
A taxa de desemprego ficou, assim, no valor mais baixo desde julho de 2023 (6,2%).
O mesmo aconteceu com a taxa de desemprego jovem, que se tem mantido elevada em comparação europeia. Ao descer para 19,7%, atingiu "o valor mais baixo desde junho de 2023 (18,4%)". Em causa estão cerca de 70 mil desempregados que têm entre 16 e 24 anos.
PUB
Notícia atualizada pelas 11:33 com mais informação
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda