Vários serviços com adesão de 100% à greve, avança CGTP. UGT fala em intransigência do Governo
Acompanhe os desenvolvimentos da greve geral nesta quinta-feira.
- 1
- ...
UGT: "O Governo vai ter um sinal de que alguma coisa está a fazer mal"
Mário Mourão, secretário-geral da UGT, sublinhou nesta quinta-feira de manhã, em entrevista à RTP, que "o Governo vai ter um sinal de que alguma coisa está a fazer mal" com a forte adesão esperada à greve geral.
"Acho que o Governo tem que ser sensível aos sinais que a greve geral pode dar ao país. A adesão à greve vai andar entre os 55% e os 80%, depende do setor", avançou o responsável da UGT. "A greve é um instrumento importante quando as negociações não têm resultado".
"Se houver vontade de dialogar e negociar, estamos disponíveis, mas não estamos disponíveis para fazer tempo até que a proposta vá para a Assembleia da República sem alterações", considerou ainda Mário Mourão.
O líder da UGT diz que "houve intransigência" por parte do Governo no processo negocial das alterações à lei laboral. "Começamos a negociar e uma das condições era que nem o Governo nem a UGT colocaria linhas vermelhas. Para além dessa vontade de não estar na mesa negocial, o Governo começou a falar em linhas mestras e isso condiciona a negociação", considera.
Vários serviços com adesão de 100% à greve, avança CGTP
Segundo a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), às 05:30 horas, vários serviços apresentavam uma adesão de 100% à greve geral marcada para esta quinta-feira.
São exemplos algumas unidades da Autoeuropa, com a produção a estar totalmente parada, a recolha de lixo da Câmara Municipal do Seixal, os Transportes Coletivos do Barreiro, os serviços de imagiologia do Hospital de Loures e de raio-X do Hospital de Elvas, posto de abastecimento da Moeve na Maia, as oficinas da Musgueira da Carris, entre oturos.
No metropolitano de Lisboa a adesão à greve também era de 100% para os funcionários representados pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal.
Comboios, escolas e serviços públicos. Greve geral deixa vários setores em serviços mínimos
Esta quinta-feira será marcada pela greve geral em Portugal.
Saiba ainda se está abrangido pela greve geral e que efeito poderá ter no seu salário.
Respondemos também à questão do dia – quais são, afinal, as alterações à lei laboral que a greve geral quer travar? Despedimentos, horários e serviços mínimos: são várias as mudanças que estão na calha.
Temos ainda disponível um guia sobre a greve geral para trabalhadores e empresas.
Últimos eventos
Últimos eventosMais lidas