Mercado de Trabalho Mapa: Taxa de desemprego em Portugal já está abaixo da média da União Europeia

Mapa: Taxa de desemprego em Portugal já está abaixo da média da União Europeia

A taxa de desemprego em Portugal atingiu um mínimo de 16 anos em Setembro, situando-se já abaixo da média da União Europeia.
Nuno Carregueiro 30 de novembro de 2018 às 13:19

A descida acentuada do desemprego em Portugal nos últimos meses colocou a taxa do país abaixo da média da Zona Euro já há algum tempo. Contudo, só em Setembro, mês em que a taxa de desemprego em Portugal atingiu um mínimo de 16 anos, o valor registado em Portugal está abaixo da média de todos os países da União Europeia.

 

Segundo os dados do Eurostat publicados esta sexta-feira (que confirmam os publicados ontem pelo INE), a taxa de desemprego em Portugal recuou para 6,6% em Setembro. Na União Europeia a taxa também desceu, mas com menos intensidade. Situou-se em 6,7%, o que pela primeira vez em muito tempo se situa acima do registado em Portugal.

 

O Eurostat também revelou os valores provisórios para Outubro, sendo que a taxa de desemprego em Portugal terá aumentado uma décima para 6,7%, igualando o registado na União Europeia. No espaço de 12 meses a taxa desceu 1,7 pontos percentuais, o que representa a quarta maior descida homóloga entre os países da UE.

 

Regressando a Setembro, a taxa de desemprego em Portugal está já 1,5 pontos percentuais abaixo da média da Zona Euro, que se situou em 8,1%.  

 

A nível geográfico, como é visível no mapa, a taxa de desemprego em Portugal compara de forma favorável com os países mais próximos, como Espanha (14,9%) e França (9%).

pub

Marketing Automation certified by E-GOI