A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Procuram-se secretárias com "canudo" e fluência em línguas

Atender telefones e servir cafés já não são as principais funções no secretariado de direcção. As empresas exigem cada vez mais competências no recrutamento, mas a média salarial fica-se por 21 mil euros anuais.

António Larguesa alarguesa@negocios.pt 27 de Janeiro de 2015 às 14:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Secretária de direcção. Foi este o perfil mais procurado em 2014 pelas empresas que recorreram à área de secretariado e administração da Page Personnel (PP), especializada no recrutamento de quadros intermédios e funções técnicas de suporte. Representou  48% dos processos de contratação que entraram no ano passado naquele departamento, oferecendo uma média salarial de 21 mil euros anuais.

 

O balanço do recrutamento divulgado esta terça-feira, 27 de Janeiro, mostra que o aumento da actividade nestas áreas foi impulsionado pelos sectores farmacêutica e saúde (20%), grande consumo (16%) e financeiro (11%), que em conjunto representaram quase metade das contratações. As empresas do ramo da saúde e os escritórios de advogados vão continuar a alimentar a procura destes perfis em 2015, antecipou a PP.

 

As competências que são exigidas pelos recrutadores evidenciam que as responsabilidades actuais das secretárias vão muito além de actividades esterotipadas, como servir cafés ou atender telefones. Em 2014, quase 70% dos processos de recrutamento incluíam a procura de profissionais com formação superior – sobretudo a licenciatura em Assessoria de Administração ou Direcção. E um em cada quatro envolvia uma "componente internacional". A fluência em inglês (44%) e em espanhol (24%) foram as principais habilitações linguísticas exigidas.

 

"Além do crescimento da procura de perfis de secretariado executivo, estamos também a assistir à evolução da forma como estes profissionais são encarados e daquilo que é esperado deles", assinalou a directora executiva da PP. É que, detalhou Sílvia Nunes, "a secretária assume cada vez mais um papel preponderante na performance das empresas, somando às suas funções responsabilidades como gestão do economato, controlo de fornecedores externos e custos fixos, permitindo às empresas poupanças de mais de 40%".

Ver comentários
Saber mais Recrutamento secretariado Page Personnel
Outras Notícias