Comissão vai dar apoios para viajar a mais 12 mil jovens europeus
A Comissão Europeia vai seleccionar mais 12 mil jovens europeus para viajarem com apoio financeiro. A abertura das candidaturas acontece a 29 de Novembro e prolonga-se até 11 de Dezembro. As viagens terão de ocorrer entre 15 de Abril e 15 de Outubro do próximo ano, de acordo com o anúncio feito esta quarta-feira, dia 17 de Outubro, em Bruxelas.
PUB
A candidatura é feita através do Portal Europeu da Juventude e terá como requisito que os jovens completem 18 anos até 31 de Dezembro deste ano. Os resultados serão divulgados a meio de Janeiro. O valor do passe é de 255 euros, excepto situações excepcionais.
Ao todo, no final desta segunda ronda de candidaturas, a iniciativa vai abranger 27 mil jovens europeus. Na primeira fornada foram seleccionados 302 jovens portugueses.
PUB
Os jovens podem viajar sozinhos ou acompanhados por um grupo com cinco elementos, no máximo. A duração da viagem pode variar entre um e 30 dias e pode incluir entre um a quatro países estrangeiros entre os 28 Estados-membros. A rota pode ser modificada após a divulgação dos resultados. As deslocações serão feitas em segunda classe e, na maior parte dos casos, de comboio, sendo que há a possibilidade de fazer percursos alternativos de autocarro ou barco. Para os casos de ilhas como Açores ou Madeira os jovens têm a hipótese de viajar de avião.
Cada Estado-membro terá direito a um número de passes de viagem consoante a percentagem da sua população no total da União Europeia. Ou seja, a selecção será feita por nacionalidades. No caso de haver menos candidaturas do que bilhetes disponíveis na quota de um Estado-membro, o excedente será redistribuído pelos países onde exista um excesso de candidaturas.
Para já o orçamento é de apenas 12 milhões de euros pelo que não é possível oferecer a viagem a todos os jovens europeus com 18 anos.
PUB
No orçamento para o período entre 2021 e 2027, a Comissão propõe que sejam alocados 700 milhões de euros para esta iniciativa, dentro do programa Erasmus, o que permitirá financiar as viagens de 1,5 milhões de jovens europeus durante esse período.
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda