Credores terminam visita a Atenas um dia após anúncio de descida de impostos
Fontes governamentais afirmaram que no último dia da deslocação, os representantes da Comissão Europeia (CE), Banco Central Europeu (BCE), Mecanismo Europeu de Estabilidade e Fundo Monetário Internacional (FMI) foram informados sobre as medidas.
PUB
A missão de supervisão esteve centrada nas previsões orçamentais até 2022, período durante o qual a Grécia tem de obter anualmente um excedente primário de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
PUB
O Governo considera que vai ultrapassar essa meta e com a margem que resultará da superação dos objetivos, uma verba estimada em 5.500 milhões de euros, espera financiar nos próximos quatro anos uma série de medidas sociais e de alívio fiscal.
Numa conferência de imprensa que não tinha sido programada, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou na terça-feira uma descida imediata do IVA para a restauração e alimentação de 24% para 13% e da eletricidade e do gás de 13% para 6%.
PUB
Também vai ser reposto o pagamento do décimo terceiro mês aos reformados, abolido em 2012.
PUB
A situação económica vai ainda permitir à Grécia fazer um reembolso antecipado ao FMI de 3,6 mil milhões de euros para evitar os custos elevados dos juros com esse empréstimo, acrescentou.
Estas medidas foram anunciadas a poucas semanas das eleições europeias de 26 de maio, nas quais Tsipras pede "um voto de confiança".
PUB
A Grécia saiu oficialmente do último de três programas de assistência financeira internacional em agosto passado, permanecendo sob supervisão dos credores.
PUB
Em 2018, o país conseguiu um excedente orçamental de 4,4% e de 3,9% no ano anterior.
Saber mais sobre...
Saber mais BCE Comissão Europeia CE Grécia Banco Central Europeu Mecanismo Europeu de EstabilidadeQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda