Desacordo persiste sobre supervisão bancária única na UE
Os ministros das Finanças da União Europeia (UE), reunidos hoje, em Bruxelas, falharam um acordo sobre o mecanismo único de supervisão bancária e agendaram para o dia 12 de Dezembro uma nova reunião sobre o tema.
"Tivemos uma troca de pontos de vista muito interessante. Penso que nos aproximamos de um acordo", afirmou o ministro das Finanças de Chipre, Vassos Shiarly, país que assume actualmente a presidência da UE, depois de os ministros das Finanças dos 27 terem estado cerca de quatro horas a discutir o tema.
PUB
No entanto, acrescentou, "há alguns temas que ainda continuam a precisar de algum trabalho", nomeadamente "afinar" a distinção entre a função de supervisão e a função de política monetária no seio do Banco Central Europeu (BCE).
Vassos Shiarly afirmou que ainda acredita que seja possível alcançar um acordo antes da cimeira europeia agendada para 13 e 14 de Dezembro, em Bruxelas.
Os ministros das Finanças vão, assim, reunir-se novamente no dia 12 de Dezembro, em Bruxelas, na véspera o início da cimeira europeia.
PUB
Os chefes de Estado e de Governo, numa cimeira realizada em Outubro, apontaram meados de 2013 como a meta para a entrada em vigor do novo mecanismo único de supervisão bancária.
Na proposta apresentada em Setembro passado pela "Comissão Barroso", o BCE será a instituição responsável pela supervisão do sistema bancário da zona euro, que Bruxelas considera um elemento-chave da nova arquitectura para uma "união bancária".
Um dos pontos de desacordo prende-se com o âmbito da supervisão comum: se esta deverá abranger todos os bancos da zona euro, cerca de 6.000, ou apenas os maiores, e de que forma se associarão à supervisão do BCE os bancos dos países que não fazem parte da moeda única.
PUB
Tão simples quanto isto
Que melhor patrão senão o Estado?
Mais lidas
O Negócios recomenda