EUA e Rússia negoceiam trégua que poderá implicar perda de território para a Ucrânia

Os EUA estarão a tentar obter o apoio da Ucrânia e dos parceiros europeus para o acordo.
Putin e Trump reúnem-se nos próximos dias, segundo o Kremlin
Susan Walsh/AP
Rui da Rocha Ferreira 08 de Agosto de 2025 às 15:51

Os EUA e a Rússia estão a trabalhar num acordo de trégua para a guerra na Ucrânia, mas que deverá implicar a cedência do território ucraniano conquistado pelos russos durante a invasão. A informação está a ser avançada pela agência Bloomberg, que cita fontes próximas ao processo de negociação.

Ainda de acordo a agência de notícias, além da negociação com a Rússia, os EUA estarão também a negociar ao mesmo tempo com a Ucrânia e com os parceiros europeus no sentido de viabilizar este acordo.

PUB

Os presidentes dos dois países, Donald Trump e Vladimir Putin, e que deverá acontecer no início da próxima semana.

O acordo que está a ser negociado deverá implicar um cessar-fogo imediato, abrindo caminho para conversas mais definitivas de paz entre a Rússia e a Ucrânia, mas obrigará à cedência de territórios por parte da Ucrânia. Segundo a Bloomberg, a Rússia pretende ficar com a região oriental do Donbass, assim como com a Crimeira, anexada em 2014.

Devido às exigências russas e à possível pouca recetividade ucraniana, a Bloomberg escreve que apesar de estes serem os detalhes atuais da negociação, as mesmas podem alterar-se a qualquer momento.

PUB

Nenhum dos países – EUA, Rússia e Ucrânia – comentou a notícia. A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022.

Pub
Pub
Pub