Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha pede extensão do controlo de fronteiras

Dez dias depois do primeiro pedido de restabelecimento dos controlos de fronteiras na Alemanha, o governo de Angela Merkel pediu uma extensão da medida por mais 20 dias.

Reuters
Liliana Borges LilianaBorges@negocios.pt 23 de Setembro de 2015 às 20:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O Governo alemão pediu à Comissão Europeia para aprovar a extensão da reintrodução temporária do controlo das fronteiras para poder controlar o fluxo de migrantes, escreve a Reuters.

Berlin reintroduziu os controlos de fronteiras com a Áustria e com a República Checa a 13 de Setembro e pede agora uma extensão de mais 20 dias. O Espaço Schengen, criado em 1985, elimina os controlos de segurança nas fronteiras dos países membros, de forma a agilizar a livre circulação dos seus nacionais, um dos fundamentos da União Europeia. No entanto está prevista a sua suspensão. Nesta situação, os Estados têm de justificar junto da Comissão Europeia porque o fizeram. Esta suspensão temporária pode ser implementanda por um máximo de dois meses.

Na altura, um porta-voz do Governo alemão justificava que a medida visava tornar o processo mais controlado e ordenado, depois de ter "atingido os seus limites".

A Alemanha é um dos principais destinos procurados pelos refugiados e nas últimas semanas recebeu um número recorde de pessoas que pedem asilo. Os líderes governamentais da União Europeia reuniram-se esta quarta-feira para configurar um novo plano de acção de modo a gerir a crise de refugiados.

Ver comentários
Saber mais Governo Comissão Europeia Áustria República Checa Espaço Schengen União Europeia Alemanha Angela Merkel política refugiados
Outras Notícias