Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Reino Unido: Carlos III foi proclamado rei

O novo monarca britânico foi este sábado proclamado oficialmente rei do Reino Unido, numa cerimónia realizada no palácio de St. James, em Londres. Coroação fica para mais tarde.

A carregar o vídeo ...
Negócios jng@negocios.pt 10 de Setembro de 2022 às 11:34
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

Carlos III, 73 anos, sucedeu oficialmente à sua mãe, a rainha Isabel II, que morreu esta quinta-feira aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia, depois de um reinado que se prolongou ao longo de 70 anos. 


No seu primeiro discuro como monarca, o novo rei elogiou a mãe e o seu "exemplo de amor aolongo da vida" bem como o "serviço altruísta" que prestou ao país ao longo da vida, um "legado" que agora lhe cabe receber. Carlos  prometeu servir o país "com lealdade, respeito e amor" e mencionou Camilla, referindo o "apoio constante" da sua "querida esposa".

"Ao tomar estas responsabilidades, lutarei por seguir o exemplo inspirador que me precede, mantendo o governo constitucional, e procurando a paz, harmonia e prosperidade dos povos destas ilhas", declarou Carlos III.


O processo de proclamação do novo rei, que decorreu no palácio de St. James, em Londres, na sala do trono, determinou também que a proclamação fosse lida em Londres, Edimburgo, Cardiff e Belfast. Lá fora, soaram salvas de canhão.


O Conselho de Ascensão, um órgão que se reúne com o fim expresso de confirmar o novo soberano do Reino Unido, foi transmitido pela televisão. Carlos assinou primeiro e seguiu-se-lhe a nova rainha consorte, Camilla.

Eram onze da manhã, em ponto, quando ocorreu a proclamação e uma companhia de guardas reais saudou com três 'vivas' o novo Rei, depois de se ouvir o hino do Reino Unido, "God Save the King" ("Deus salve o Rei"), tocada pela banda do regimento dos Guardas de Coldstream, o mais antigo regimento das forças armadas britânicas.

Ver comentários
Outras Notícias