pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

“Global Gateway”. Estratégia europeia quer mobilizar 300 mil milhões em investimentos

A Comissão Europeia divulgou a estratégia “Global Gateway”, um conceito que quer alavancar a criação de ligações que tenham em conta os desafios que o mundo enfrenta na área da energia, sustentabilidade ou transportes.

presidente Comissão Europeia Ursula von der Leyen parlamento europeu
presidente Comissão Europeia Ursula von der Leyen parlamento europeu Reuters
01 de Dezembro de 2021 às 14:02

A Comissão Europeia apresentou esta quarta-feira a estratégia "Global Gateway", um plano que tem como objetivo fomentar ligações "mais inteligentes, limpas e seguras no digital, energia, transportes, no reforço da saúde, educação e em sistemas de investigação em todo o mundo". É assim que esta estratégia é explicada pelo bloco dos 27.

De acordo com a informação apresentada pela Comissão Europeia, esta estratégia pretende responder a diversos desafios, nomeadamente na vertente das alterações climáticas e na proteção do ambiente. E, através desta estratégia, Bruxelas pretende "mobilizar até 300 mil milhões de euros em investimentos entre 2021 e 2027 para sustentar uma recuperação global duradoura e que tenha em conta as necessidades dos parceiros e também os próprios interesses da União Europeia".

#GlobalGateway will support the green and digital transitions globally, with up to €300 billion mobilised by 2027.

From renewable hydrogen to underwater data cables connecting continents. °

It will also focus on transport, healthcare and education. pic.twitter.com/UGOOKNw7RD

"A covid-19 mostrou-nos como é que o mundo onde vivemos está tão interligado. Como parte da nossa recuperação global, queremos redesenhar como é que ligamos o mundo para crar um futuro melhor", diz Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia. Von der Leyen indica que o bloco europeu "irá apoiar investimentos em infraestrutura de qualidade, que respeitem os mais altos parâmetros sociais e ambientais", afirmando que esta estratégia "é um modelo para como a Europa pode criar ligações mais resilientes com o mundo".

Assim, esta estratégia, que em parte responde ao anúncio da "Belt and Road" da China, permitirá à União Europeia "oferecer o seu financiamento em condições justas e favoráveis, a fim de limitar o risco de sobre-endividamento", promovendo ainda o desenvolvimento sustentável.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio