Alemanha tem de duplicar investimento em habitação, diz ministra
A ministra alemã das Obras Públicas disse esta quarta-feira, 20 de Janeiro, que o governo precisa de duplicar o investimento em habitação pública para dar resposta à escassez de alojamento agravada por uma afluência recorde de refugiados. Mais de um milhão de pessoas chegaram à Alemanha no ano passado, estando muitos alojados em habitações improvisadas, designadamente em ginásios e tendas.
PUB
Citada pela Reuters, Barbara Hendricks, membro do SPD, disse que a despesa pública para este fim já foi duplicada para mil milhões de euros anuais entre 2016 e 2019, mas terá de ser novamente duplicada. Os planos terão ainda de ser coordenados com o ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, que pertence à CDU da chanceler Angela Merkel.
PUB
Hendricks e Schäuble já concordaram em introduzir incentivos fiscais para investidores privados que construam novos apartamentos em áreas menos procuradas das cidades. E o governo alemão também já anunciou que metade do excedente orçamental de 12,1 mil milhões de euros de 2015, aproximadamente o dobro do previsto no Orçamento federal, será aplicado no reforço do financiamento dos programas de acolhimento de refugiados em vez de integralmente canalizado para abater à dívida pública.
PUB
A HDB, a associação do sector da construção, prevê que cerca de 290 mil novos apartamentos sejam construídos em 2016, mas teme que este número não seja suficiente para satisfazer o crescimento da procura. "Nas áreas metropolitanas, habitação a preços acessíveis é escassa", disse o seu presidente, Thomas Bauer. Citado pela Reuters, Bauer diz que seria necessário construir mais de 400 mil novas casas.
Saber mais sobre...
Saber mais Alemanha refugiados Barbara Hendricks Wolfgang Schäuble Obras PúblicasMais lidas
O Negócios recomenda