Reino Unido prepara-se para cenário de não acordo sobre o Brexit
David Davis, ministro do Reino Unido com a pasta do Brexit, alertou os colegas de Governo sobre a necessidade de se prepararem para a ausência de acordo entre o país e os parceiros europeus, no espaço de dois anos – período exigido nas regras europeias, avança a Bloomberg.
PUB
O responsável terá descrito, em reunião, estas negociações como "a operação de pacificação mais importante", apelando aos vários departamentos do Estado para "apoiarem uma saída suave [do Reino Unido] da União Europeia", revelou a porta-voz da primeira-ministra, Theresa May, numa conferência de imprensa, citada pela Bloomberg.
PUB
David Davis terá realçado "a importância de se prepararem não apenas para um acordo negociado como também para um cenário pouco provável no qual não se consegue alcançar um acordo satisfatório" para todas as partes. "É importante que os departamentos percebam os desafios que [temos] pela frente", acrescentou o governante na mesma reunião.
PUB
No encontro o responsável realçou que a primeira-ministra mantém a confiança num acordo. Theresa May "reiterou a necessidade de um processo ordenado mas realçou que devemos estar optimistas" e "que a nossa mensagem é de que não vamos falhar", adiantou a porta-voz na conferência de imprensa.
PUB
A contagem dos dois anos acima referidos começa a partir do momento que o Reino Unido accionar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, o que deverá acontecer no final de Março.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais David Davis Brexit Theresa May União Europeia Reino Unido artigo 50.º do Tratado de Lisboa políticaMais lidas
O Negócios recomenda