pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

FT: Grécia pode ser suspensa de Schengen

O jornal britânico escreve que Bruxelas está frustrada pela relutância da Grécia em implementar medidas para agilizar o acolhimento de refugiados e reforçar os mecanismos de controlo de identidade.

refugiados
refugiados Reuters
Negócios 02 de Dezembro de 2015 às 17:33

A Grécia tem até meados de Dezembro para melhorar os seus mecanismos de gestão das migrações, caso contrário os documentos por si passados deixarão de poder garantir o direito de viajar sem passaporte no seio da União Europeia. Quem o escreve é o Financial Times que cita ministros e funcionários não identificados da União Europeia.

Segundo o jornal, a ameaça de suspender países-membros do espaço de livre circulação de Schengen tem sido repetidamente transmitida a Atenas, tendo essa advertência voltado a ser lançada nesta semana por Jean Asselborn, ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo, país que actualmente detém a presidência da UE.

Bruxelas, escreve o FT, está frustrada pela relutância de Atenas para aceitar ajuda humanitária para as áreas das suas fronteiras onde há maiores afluxos de migrantes. As autoridades gregas continuarão ainda a não dar resposta aos pedidos de melhoria do seu sistema de registo de pedidos de asilo e sem dar andamento à implementação de "hotspots" - centros de acolhimento de refugiados administrados pela União Europeia, acrescenta o jornal.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio