União Europeia Irlanda na expectativa de "bloco central" ou de novas eleições

Irlanda na expectativa de "bloco central" ou de novas eleições

O novo parlamento deverá revelar-se incapaz de eleger nesta quinta-feira um novo primeiro-ministro. Grande coligação ao centro ou novas eleições são os cenários mais prováveis.
Irlanda na expectativa de "bloco central" ou de novas eleições
Bloomberg
Negócios 09 de março de 2016 às 19:18

O novo parlamento irlandês reúne-se nesta quinta-feira para eleger um primeiro-ministro, mas a fragmentação política que resultou das eleições legislativas de 28 de Fevereiro tornará essa missão impossível. Pela frente, há agora dois cenários dados como prováveis pelos analistas políticos: ou o Fine Gael (FG), o partido conservador do ainda primeiro-ministro Enda Kenny (na foto), consegue um acordo inédito de coligação com o velho rival Fianna Fáil (FF) ou os irlandeses voltarão a ser chamados às urnas.

 

De acordo com o Irish Times, vários ministros do FG são defensores de uma grande coligação e o partido estará preparado para oferecer um acordo ao FF que pressupõe igual número de ministérios para cada partido e a possibilidade de a chefia do governo mudar de mãos após um período a negociar. Embora o FG ainda esteja a negociar com partidos menores e independentes, a sua liderança terá já chegado à conclusão de que uma coligação com o Fianna Fáil é a única forma de garantir um governo estável.

 

Já do lado do FF haverá maiores resistências à ideia de uma coligação ao centro. A preferência vai para o apoio a um governo minoritário do FG e preservar a capacidade de forçar novas eleições logo que o partido pressinta que as pode ganhar. O problema, escreve ainda o Irish Times, é que o Fine Gael prometeu na campanha formar um governo alternativo e Enda Kenny não estará disponível para ficar à frente de um governo "sem autoridade, só com responsabilidade".

 

Após eleições muito disputadas, o FG ficou com 50 lugares no parlamento e o Fianna Fáil com 44. O limiar da maioria no Dáil é de 79 assentos.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI