António Costa: "Ninguém deixa de ser ministro para ser presidente do Eurogrupo"
"A regra é que o presidente do Eurogrupo é ministro. Ninguém deixa de ser ministro para ser presidente do Eurogrupo", assinalou Costa, que falava em conferência de imprensa no final da cimeira entre Portugal e Espanha, em Vila Real.
PUB
O chefe do Governo português foi questionado sobre uma eventual candidatura portuguesa à liderança das reuniões de ministros da Zona Euro, e lembrou que "o ministro Centeno já disse que se a questão se puser está disponível".
O importante, disse António Costa, é que haja no caso ibérico uma "visão coincidente" dos interesses e do futuro da Zona Euro.
PUB
O chefe do executivo espanhol, Mariano Rajoy, foi também questionado sobre um eventual apoio de Madrid a uma candidatura portuguesa, e respondeu: "Sempre preferimos os amigos aos desconhecidos".
A 29.ª cimeira bilateral entre Portugal e Espanha arrancou na segunda-feira e terminou esta terça-feira, 30 de Maio, em Vila Real, com os executivos de ambos os países a assegurarem reforço da cooperação transfronteiriça em áreas como energia, infraestruturas e ambiente.
PUB
As cimeiras ibéricas são reuniões anuais bilaterais lideradas pelo chefe do Governo de Espanha e pelo primeiro-ministro de Portugal e nas quais se discutem questões de interesse para ambos os executivos e projetos de cooperação entre os dois países.
Esta foi a primeira reunião do género com António Costa como chefe do Governo de Portugal, já que em 2016 não decorreu a cimeira devido à conjuntura política de Espanha, na altura com um executivo de gestão.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais António Costa Mário Centeno Eurogrupo presidente do Eurogrupo cimeira ibéricaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda