Economia alemã surpreende e cresce 0,4% no arranque do ano
A agência federal de estatística alemã (Destatis) corrigiu em alta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) alemão no primeiro trimestre, para 0,4%, depois de uma estimativa inicial de 0,2%.
PUB
A razão para tal, segundo a presidente do Destatis, Ruth Brand, é "a evolução económica surpreendentemente boa em março". "Acima de tudo, a produção industrial e as exportações evoluíram melhor do que o esperado", explicou.
Desde o terceiro trimestre de 2022, quando o PIB aumentou 0,6%, que a economia alemã não registava um crescimento trimestral tão forte. No entanto, a maioria dos analistas espera que a economia alemã estagne durante o ano de 2025.
Um grande número de institutos de investigação económica de renome, o Conselho Consultivo de Economistas do Governo - os chamados "cinco sábios" - e o próprio ministério federal da Economia expressaram esta opinião. Já o instituto Ifo, de Munique, é um pouco mais otimista e prevê um crescimento mínimo em 2025.
PUB
Se as previsões de estagnação se confirmarem, a economia alemã completará três anos sem crescimento.
Mais lidas
O Negócios recomenda