pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Merkel: Governo cipriota deve negociar só com a troika

A chanceler alemã, Angela Merkel, insistiu hoje com o presidente cipriota, Nikos Anastasiades, que o plano de resgate deve ser negociado apenas com a "troika", segundo uma porta-voz da chanceler.

19 de Março de 2013 às 12:15

"Houve uma conversa telefónica entre Angela Merkel e o presidente cipriota na segunda-feira à noite", disse a porta-voz. "Nessa conversa, Merkel voltou a insistir no facto de que as negociações devem ser feitas apenas com a troika", constituída pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, acrescentou. A porta-voz não deu mais pormenores sobre a conversa.

O ministro das Finanças do Chipre, Michalis Sarris, viaja hoje para Moscovo onde, segundo os meios de comunicação cipriotas, poderá negociar um novo empréstimo russo à ilha.

O Eurogrupo aprovou no fim-de-semana um empréstimo ao Chipre no valor de 10 mil milhões de euros e a aplicação de uma taxa sobre os depósitos nos bancos cipriotas para arrecadar outros 5,8 mil milhões de euros.

Na segunda-feira, a Rússia considerou "injusta" e "perigosa" a ideia de uma tal taxa, que afectaria depósitos de empresas e bancos russos nos bancos cipriotas de milhares de milhões de dólares.

Segundo o ministro da Defesa cipriota, Fotis Fotiu, o governo da ilha está a tentar encontrar soluções fora da União Europeia. "Foram exercidas pressões incríveis sobre o governo em relação à taxa sobre os depósitos privados e essas pressões continuam. Esse não é um clima de negociações entre parceiros", disse Fotiu à cadeia cipriota Skai.

O parlamento cipriota tem previsto votar hoje à tarde um projecto emendado da taxa sobre depósitos bancários. O novo texto prevê uma isenção da taxa especial para os depósitos até aos 20 mil euros e mantém a taxa de 6,75% para os depósitos entre os 20 mil e os 100 mil euros, assim como a de 9,9% para os montantes superiores, mas o governador do Banco Central do Chipre, Panicos Demetriades, advertiu que esta última proposta não garante os 5,8 mil milhões de euros exigidos pela Zona Euro.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio