Dívida pública continuou a descer em outubro. Está nos 269,8 mil milhões

Segundo o Banco de Portugal, a dívida pública desceu 2,4 mil milhões de euros em outubro. É o quinto mês consecutivo em que a dívida pública diminui.
Banco de Portugal
Tiago Sousa Dias
Susana Paula 02 de Dezembro de 2024 às 11:35
PUB

A dívida pública diminuiu 2,4 mil milhões de euros, para 269,8 mil milhões de euros, continuando uma tendência de queda que se mantém há cinco meses, divulgou o Banco de Portugal (BdP).

PUB

Segundo uma nota do banco central, divulgada nesta segunda-feira, 2 de dezembro, a descida "refletiu a redução dos títulos de dívida de longo prazo (em 3,4 mil milhões de euros)", que foi parcialmente anulada pelo "aumento dos títulos de dívida de curto prazo" em mil milhões de euros.

Esta é a quinta descida consecutiva da dívida pública. Depois do pico anterior de 276,7 mil milhões de euros, a dívida pública tem descido todos os meses e o valor registado em outubro é o mais baixo desde abril. Em cinco meses, a dívida pública recuou, assim, quase sete mil milhões de euros.

PUB

Recorde-se que esta dívida é calculada na ótica de Maastricht, a que conta para apurar o cumprimento dos tratados europeus, embora as regras europeias apenas considerem o rácio da dívida no PIB no final do ano. Os dados mais recentes mostraram uma redução da dívida pública para 97,4% do PIB no terceiro trimestre.

PUB

Já os depósitos das Administrações Públicas diminuíram 5,1 mil milhões de euros face a setembro, para 14,8 mil milhões de euros. 

Deduzida desses depósitos, a dívida pública líquida aumentou 2,8 mil milhões de euros, para 255 mil milhões de euros.

PUB
Pub
Pub
Pub