Dívida pública volta a subir no primeiro trimestre para 96,3% do PIB
A dívida pública voltou a pesar mais no PIB no primeiro trimestre deste ano, subindo 1,4 pontos percentuais para 96,3% do produto interno bruto, segundo os dados publicados nesta sexta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).
PUB
Trata-se da primeira subida desde o segundo trimestre do ano passado, quando a dívida voltou a ficar acima dos 100% do produto. De acordo com a estimativa rápida do INE, o PIB recuou 0,5% nos primeiros três meses do ano, acima das estimativas dos analistas.
PUB
Para o conjunto do ano, o Governo demissionário prevê uma dívida de 91,3% do PIB.
PUB
Face ao primeiro trimestre do ano passado, verifica-se um aumento nominal da dívida pública de 8,6 mil milhões de euros, passando de 269.632 milhões de euros para 278.262 milhões de euros, correspondendo a um avanço de 3,2%.
PUB
O valor apresentado é ainda uma estimativa preliminar do supervisor, uma vez que ainda não está disponível o valor nominal do PIB. Assim, o BdP calcula o peso da dívida no PIB utilizando para tal o valor nominal do PIB divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Uma vez que o PIB nominal ainda não está disponível, "é feita uma extrapolação com base no valor nominal do PIB do trimestre homólogo, variação homóloga em volume do trimestre mais recente e variação homóloga do deflator do PIB do trimestre anterior."
PUB
Em termos mensais, a dívida pública aumentou mil milhões de euros no mês de março, em mil milhões de euros, para um total de para 278,3 mil milhões de euros. A explicar esta subida, diz o Banco de Portugal, está "sobretudo o aumento dos certificados de aforro (+0,7 mil milhões de euros), dos títulos de dívida (+0,2 mil milhões de euros) e dos empréstimos (+0,1 mil milhões de euros)."
PUB
PUB
(Notícia atualizada às 13:25)
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda