TSF: PS prepara Bloco e PCP para cedências a Bruxelas
Mário Centeno não terá dado pormenores, mas deixou o aviso: o cenário macroeconómico previsto no Programa de Estabilidade será pior que o antecipado até aqui, e não há margem para grandes embates com Bruxelas. Estas foram mensagens deixadas pelo ministro das Finanças nas reuniões que teve quarta-feira, em separado, com as equipas do Bloco de Esquerda e do PCP, avança a TSF.
PUB
Segundo informações recolhidas pela rádio junto de fontes do Governo e do Bloco de Esquerda, Mário Centeno terá justificado a revisão em baixa das perspectivas de crescimento com as sucessivas revisões em baixa feitas por várias instituições para a economia internacional, e em particular para a Zona Euro. Centeno terá ainda sublinhado a rigidez das regras orçamentais europeias, e as recentes negociações com Bruxelas, para avisar que a margem negocial neste momento é pequena.
No Programa de Estabilidade o governo apresentará as perspectivas de crescimento e orçamentais até 2020. Para este ano o Governo prevê um crescimento de 1,8% e um défice de 2,2% do PIB, valores considerados optimistas por várias análises.
PUB
Do lado do Bloco de Esquerda a mensagem de Centeno foi recebida sem dramatismo, avança ainda a TSF, com o partido a desvalorizar o Programa de Estabilidade e a concentrar atenções na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, que será apresentada em Outubro.
Saber mais sobre...
Saber mais PS BE bloco de esquerda Bruxelas Comissão Europeia Orçamento do Estado cedências previsões 2017 2016Mais lidas
O Negócios recomenda